O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou oficialmente sábado a rede eléctrica do distrito de Chemba, na Província central de Sofala, um projecto financiado pela Suécia e Noruega em cerca de 20,2 milhões de meticais.
Assim, Chemba, principalmente a sua vila sede, já tem corrente eléctrica 24 horas por dia. Praticamente, o distrito de Chemba está ligado a rede nacional de energia desde meados de Marco de 2009, criando assim facilidades para pequenos negócios através de sistemas de refrigeração e moageiras eléctricas, para além de que o distrito livrou-se do antigo sistema que funcionava com base em grupos geradores numa média de quatro horas diárias. A chegada de energia da rede nacional a sede do distrito de Chemba já beneficia a 242 novos consumidores, 13 das quais trifásicas e 229 monofásicas.
Foram ainda electrificadas a Secretaria distrital de Chemba, a Escola Primaria ‘3 de Fevereiro’, a Escola Secundária Santa Teresinha, a Rádio Comunitária, a Conservatória distrital, o Centro de Saúde, de Chemba, a esquadra da Polícia, alguns estabelecimentos comerciais, entre outras infra-estruturas sociais. O projecto constituiu na extensão de cerca de 40 quilómetros de linha de média tensão a partir do distrito de Sena, beneficiando ainda, ao longo da linha, a vila ‘3 de Fevereiro’.
Com a chegada deste recurso a Chemba ficou preenchido um dos fundamentais pressupostos para se acelerar o desenvolvimento deste distrito, até aqui um dos mais pobres do país. Chemba tem uma população total de cerca de 47 mil habitantes, sendo a vila sede a mais povoada com 25 mil habitantes. O distrito tem como principal actividade a agricultura.