A busca por sobreviventes das erupções fatais do Vulcão do Fogo da Guatemala foi suspensa temporariamente nesta quinta-feira devido às condições de risco para as equipes de resgate, e o saldo de mortes do desastre chegou a 100, disseram autoridades.
Os moradores devem manter distância da área ainda perigosa, disse David de Leon, porta-voz da agência nacional de gerenciamento de desastres Conred.
O saldo de mortes de uma série de erupções iniciadas no domingo vem aumentando gradualmente e agora está em 100, disse a polícia. Autoridades admitiram que uma falha de comunicação entre o Conred e os vulcanologistas na Guatemala atrasou as retiradas de pessoas da área circundante.
O procurador-geral da Guatemala informou nesta quinta-feira que abrirá uma investigação sobre se os protocolos foram seguidos para informar a tomada de decisão adequada no tratamento do desastre. As equipes de resgate têm procurado sobreviventes e vítimas freneticamente na paisagem arrasada pela lava.
As erupções violentas espalharam cinza vulcânica sobre cidades próximas e espalharam fluxos piroclásticos por toda a área.
O governo dos Estados Unidos expressou suas “condolências mais profundas” pelas vítimas nesta quinta-feira e disse estar enviando ajuda de emergência a pedido da Guatemala, inclusive um montante não especificado de recursos financeiros para atender às necessidades de alimento, água e saneamento.
Os esforços de busca ao redor do vulcão podem ser retomados se as condições no terreno melhorarem, disse a Conred.