Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guatemala detém pioneiro de software antivírus McAfee

A polícia da Guatemala deteve o norte-americano John McAfee na quarta-feira por entrar ilegalmente no país e disse que vai tentar mandá-lo de volta para o vizinho Belize, de onde ele saiu enquanto era procurado para responder sobre a morte do vizinho.

McAfee, que estava foragido há três semanas, atravessou a fronteira para a Guatemala com a namorada de 20 anos para escapar das autoridades de Belize que estão atrás dele para interrogá-lo como “pessoa de interesse” sobre o assassinato do também norte-americano Gregory Faull.

“Ele entrou ilegalmente no país e vamos buscar a expulsão dele por esse crime”, disse o Ministro do Interior Mauricio López Bonilla. McAfee foi detido pela polícia guatemalteca e um membro da Interpol dentro do hotel Intercontinental na Cidade da Guatemala.

Um dos primeiros empreendedores do Vale do Silício a conquistar uma fortuna com a internet, o empresário de 67 anos ganhou milhões de dólares através do software antivírus que carrega seu nome. A vida de McAfee tem sido marcada por polémicas nos últimos anos, mas não existe mandado de prisão contra ele. A polícia de Belize diz que ele não é um suspeito principal.

Fernando Lucero, porta-voz do departamento de imigração da Guatemala, descartou uma deportação imediata para McAfee. O advogado do empresário, Telesforo Guerra, estavaa tentar um habeas corpus para libertá-lo e o norte-americano disse em seu blog (www.whoismcafee.com) que ele não voltaria a Belize até que um juiz de corte superior avaliasse o seu caso.

McAfee foi levado a uma residência de propriedade do departamento de imigração, sob proteção de um pequeno grupo de policias. Ele estava a procura de asilo político na Guatemala, que trava uma prolongada disputa territorial com Belize.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts