A Agriterra, empresa holandesa do sector agropecuário activa em Moçambique há vários anos, incrementou as suas receitas em 115%, atingindo cerca de 11,4 milhões de dólares norte-americanos no primeiro semestre de 2013, como resultado da comercialização de gado bovino e vários produtos agrícolas. O gado bovino é produzido em Chimoio e noutras regiões da província central de Manica e destina-se ao consumo doméstico e exportação.
Entretanto, a firma pretende aumentar de 750 para cinco mil cabeças de gado bovino ao longo dos próximos três anos, segundo fonte daquela empresa, salientando que os animais estão a ser criados numa área de pouco mais de 2500 hectares.
Além de gado bovino, a Agriterra está também envolvida na produção de banana e macadâmia para exportação. O grupo Agriterra, refira-se, foi fundado na Holanda em 1997, operando actualmente na área agropecuária em cerca de 80 países da Europa Central, África, Ásia e América Latina.

