Um grupo de 300 imigrantes foi socorrido esta quarta-feira(19) pela Guarda Costeira italiana quando estava a bordo de uma embarcação que navegava em situação precária a cerca de 150 milhas do sudeste da Sicília (sul).
Assim confirmou à Agência Efe uma fonte deste corpo, que disse que todas as pessoas auxiliadas estão bem de saúde. O dispositivo de salvamento é realizado neste momento com a ajuda de uma embarcação da guarda-costeira.
Nos últimos dias, a Itália recebeu nos seus portos centenas de imigrantes, principalmente do litoral do norte da África, socorridos no Mediterrâneo.
A ONU advertiu na terça-feira(18) que o número de imigrantes e refugiados chegados à Europa pelas distintas rotas do Mediterrâneo já superou os 264 mil, com uma alarmante aceleração desta crise na Grécia.
Com relação à Itália, os imigrantes que conseguiram chegar ao país foram 104 mil desde que o início do ano, segundo as estatísticas proporcionadas pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
“Trata-se de uma situação de emergência para a Europa que requer que todos os Estados-membros da UE prestem apoio às autoridades dos países que recebem um número em massa de imigrantes nas suas fronteiras”, disse recentemente o director-executivo da Frontex, Fabrice Leggeri.