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Grã-Bretanha faz fanfarra para atrair turistas no ano olímpico

A Grã-Bretanha lançou, quinta-feira, a maior campanha da sua história para atrair visitantes, explorando o facto de que Londres irá sediar uma Olimpíada no ano em que a rainha Elizabeth 2ª completa 60 anos de reinado.

A campanha chama-se “GREAT Britain”, ressaltando o “grande” do nome Grã-Bretanha. Jeremy Hunt, secretário de Estado para Cultura, Olimpíada, Mídia e Esporte, disse que o custo será de 125 milhões de libras (200 milhões de dólares).

“Estamos a levar a disputa pela libra do turista directamente às portas dos nossos concorrentes… não haverá como fugir da mensagem de que a Grã-Bretanha é grande.”

Um quinto do valor da campanha irá para uma “campanha de imagem” do país no exterior, e o restante será investido numa “campanha táctica” ao longo de quatro anos em 20 mercados-chaves, com o patrocínio de empresas como British Airways, easyJet, P&O Ferries e Radisson Hotels.

A Grã-Bretanha, que já é o sexto país mais visitado do mundo, pretende espalhar imagens das suas atracções nos aeroportos, estações de comboio e cruzamentos viários de 14 cidades do mundo, com a meta de atrair 4,6 milhões de visitantes adicionais no próximo quadriênio, os quais gastariam 2,3 bilhões de libras.

As cidades incluem Los Angeles, Tóquio, Pequim, Nova Délhi e Sydney. “Se você procura uma qualidade tradicional britânica que não verá este ano é a modéstia”, disse Hunt.

A campanha reúne as agências públicas VisitBritain (turismo), o British Council (marketing educacional) e a UK Trade and Investment (marketing e investimentos empresariais).

Os críticos questionam se o Reino Unido precisava mesmo de gastar tanto dinheiro para divulgar-se num ano em que o país já estará naturalmente no centro das atenções mundiais. O governo argumenta que é preciso aproveitar a chance para uma acção de longo prazo.

Em Xangai e Pequim, por exemplo, os transeuntes já devem ter notado os cartazes nas estações de comboio. Em Mumbai, 200 táxis ganharão imagens da campanha, assim como as linhas do comboio nova-iorquino.

Num lance que Hunt admite ser “audacioso”, um outdoor em frente ao museu do Louvre, em Paris, irá proclamar que “A cultura é GRANDE na Bretanha”, e que em Londres os museus são gratuitos.

A Semana da Moda de Nova York também irá entrar na campanha. No total, a expectativa é de que a campanha atinja 90 milhões de pessoas.

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