Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

GP da Coreia de F1: Fernando Alonso vence, dia não para a Red Bull

Fernando Alonso deu este domingo na Coreia um bom passo na tentativa de assegurar o seu terceiro título Mundial. O espanhol da Ferrari venceu a corrida, e aproveitou da melhor forma um fim de semana para esquecer por parte dos dois homens da Red Bull, que ficaram pelo caminho. Mark Webber, logo na fase inicial da corrida, quando se despistou e Sebastian Vettel, a dez voltas do final, quando era líder, e viu o motor do seu RB6 entregar a “Alma ao Criador”. Lewis Hamilton foi segundo, na frente de Felipe Massa.

Com estes resultados, Fernando Alonso é o novo comandante do Mundial de Fórmula 1, agora com 11 pontos de vantagem sobre Mark Webber, 21 sobre Lewis Hamilton e 25 sobre Sebastian Vettel.

A duas corridas do final, a luta parece ter ficado reservada novamente a dois pilotos, mas com a vantagem a ‘virar’ por completo para o lado da Ferrari. Mark Webber continua em posição de chegar ao título, enquanto Sebastian Vettel, embora continue na corrida em termos matemáticos, perdeu aqui muitas das suas hipóteses, o que de algum modo também sucedeu com Lewis Hamilton, que se mantém muito longe do homem da frente. Quem perdeu definitivamente a corrida pelo título foi um ‘tristonho’ Jenson Button que não foi além da 12ª posição.

Devido às más condições meteorológicas, a corrida iniciou-se com o safety-car em pista, mas foi interrompida porque as condições de pista não melhoravam. Quase uma hora depois foi reatada, novamente com o safety-car em pista, e o que se assistiu depois foi uma das mais animadas corridas do ano, especialmente nos lugares do meio do pelotão. Lá na frente Vettel abriu rapidamente uma margem sobre Webber, mas este viria a cometer um erro crasso ao deixar uma das rodas do seu Red Bull pisar o corretor, entrando logo em pião, sendo depois abalroado pelo Mercedes de Nico Rosberg, que arrancou uma roda ao Red Bull.

Se já não era muito provável que Webber voltasse à pista depois do toque no muro, Rosberg acabou por dissipar todas as dúvidas sobre a continuidade do australiano em pista. Pelo meio, a animação era dada por Adrian Sutil, Sebastian Buémi, Kamui Kobayashi, Jaime Alguersuari, e entre saídas de pista, ultrapassagens falhadas e acidentes houve de tudo.

Onde realmente interessava, lá na frente, Vettel parecia rumar a mais uma vitória, mas a dez voltas do final, já depois de ter comunicado problemas de travões para a sua box e visto Alonso aproximar-se um pouco, o motor do RB6 partiu. Alonso ficou no comando com hamilton logo atrás, mas o inglês da McLaren já tinha dito que estava com problemas nos pneus da frente, com um desgaste muito acentuado e depressa se pode confirmar isso mesmo no cronómetro, com Alonso a aumentar a margem para Hamilton, terminando a corrida com uma vantagem de 14 segundos.

Felipe Massa foi terceiro enquanto Michael Schumacher igualou is seus melhores resultados do ano, com o quarto posto, naquela que deverá ter sido a sua melhor corrida do ano, com um início de corrida fantástica.

Classificação do GP da Coreia

 1. Alonso Ferrari

2. Hamilton McLaren-Mercedes

3. Massa Ferrari

4. Schumacher Mercedes

5. Kubica Renault

6. Liuzzi Force India-Mercedes

7. Barrichello Williams-Cosworth

8. Kobayashi Sauber-Ferrari

9. Heidfeld Sauber-Ferrari

10. Hulkenberg Williams-Cosworth

11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari

12. Button McLaren-Mercedes

13. Kovalainen Lotus-Cosworth

14. Senna HRT-Cosworth

laps 15. Yamamoto HRT-Cosworth

Abandonos:  Sutil da Force India-Mercedes na 63ª volta, Vettel da Red Bull-Renault na 62ª volta, Petrov da Renault na 56ª volta, Glock da Virgin-Cosworth na 48ª volta, Buemi da Toro Rosso-Ferrari na 47ª volta, Di Grassi na Virgin-Cosworth na 42ª volta, Trulli da Lotus-Cosworth na 42ª volta,  Webber da Red Bull-Renault na 35ª volta, Rosberg da Mercedes na 35ª volta.

 

Classificação no Mundial de Pilotos

1. Alonso 231

2. Webber 220

3. Hamilton 210

4. Vettel 206

5. Button 189

6. Massa 143

7. Kubica 124

8. Rosberg 122

9. Schumacher 66

10. Barrichello 47

11. Sutil 47

12. Kobayashi 31

13. Liuzzi 21

14. Petrov 19

15. Hulkenberg 18

16. Buemi 8

17. De la Rosa 6

18. Heidfeld 6

19. Alguersuari 3

 

Classificação no Mundial de Construtores

1. Red Bull-Renault 426

2. McLaren-Mercedes 399

3. Ferrari 374

4. Mercedes 188

5. Renault 143

6. Force India-Mercedes 68

7. Williams-Cosworth 65

8. Sauber-Ferrari 43

9. Toro Rosso-Ferrari 11

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts