Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo vai pagar pensões aos mineiros moçambicanos

O Governo de Moçambique vai pagar, a partir deste mês, o dinheiro de pensão que os trabalhadores moçambicanos nas minas da África do Sul tinham descontado para o fundo de seguro social, mas que ainda não tinha sido canalizado aos beneficiários.

Trata-se de 174 milhões de rands, o correspondente a pouco mais de 609 milhões de meticais (o dólar equivale a 30 meticais no câmbio actual). O valor será devolvido aos mineiros no activo e reformados, viúvas e filhos ou outros familiares. Nesta primeira fase, serão abrangidos dois mil beneficiários.

A ministra moçambicana do Trabalho, Helena Taipo, disse quinta-feira no encerramento do XXV Conselho Coordenador do MITRAB, no Município de Namaacha, que a devolução do valor aos donos resulta de um esforço do Governo moçambicano junto à Câmara de Minas da África do Sul.

Para o efeito, já se encontram no país técnicos sul-africanos do Fundo de Pensões para Trabalhadores das Minas os quais se encarregarão de proceder ao pagamento, cujos actos administrativos foram em tempo concluídos, segundo disse a ministra.

Segundo esta governante, as pensões começam a ser pagas no próximo dia 28 de Outubro nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, todas no sul do pais. No entanto, prevê-se que ao todo sejam pagos quatro mineiros.

Já no momento da recepção do dinheiro, os beneficiários terão acesso a um banco móvel para que, de seguida, possam criar as contas e efectuarem o depósito. Esta medida visa, segundo a ministra, evitar que sejam assaltados.

Para a província de Maputo, o trabalho começa dia 28 do mês em curso. À província de Gaza, uma semana depois. Já para Inhambane, o processo arranca no dia sete de Novembro. Helena Taipo garantiu que as listas dos beneficiários serão divulgadas antes da data do arranque do processo de pagamento das pensões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts