Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo vai criar institutos autónomos

O governo moçambicano vai criar dois institutos nacionais para os sectores da Juventude e dos Desportos, passando o ministro da área apenas à sua tutela, por ter sido concluído, a partir de uma análise efectuada, a necessidade de se desagregar as competências do próprio ministério que tem como missão produzir e aprovar estratégias, assim como propor ao executivo toda a legislação desportiva do país, segundo deu a conhecer o titular da pasta, Pedrito Caetano durante a sua recente visita a província de Nampula.

Esta medida anunciada pelo titular da pasta, Pedrito Caetano, durante a sua recente visita à província de Nampula e fortemente aplaudida pelos membros dos movimentos do associativismo juvenil e desportivo, que a consideram como sendo um balão de oxigénio na implementação das suas das actividades planificadas porque serão autónomos administrativamente.

Entretanto, durante a sua escala na província de Nampula, onde manteve encontros com os movimentos associativos juvenis e desportivos, nas cidades de Nampula e Nacala-Porto e do distrito de Eráti, o ministro Pedrito Caetano mostrou-se preocupado pelo facto do país ainda não ter produzido resultados positivos dos cerca de 300 projectos aprovados e financiados pelo fundo de investimento das iniciativas juvenis em todo o território nacional.

Apesar do entusiasmo demonstrado pelos jovens na implementação de determinados projectos, reconheceu que alguns deles não eram consistentes porque, depois de terem recebido os valores, as associações não conseguiram dar o devido encaminhamento.

Também reconhecemos que nós (o governo), depois de desembolsar estes fundos, não acompanhávamos o processo que passava no treinamento e monitoria dos jovens associados.

Actualmente, para além de continuarmos a financiar os projectos, priorizamos, igualmente, o treinamento dos jovens em termos de gestão financeira e administrativa, disse Pedrito Caetano.

Um outro aspecto que emperrava a implementação integral da maior parte dos projectos tinha a ver com algumas fragilidades na sua selecção, porquanto não se fazia uma análise prévia no terreno do que se ia financiar e o local onde de realização da actividade, agravado pela falta de meios para se deslocar aos distritos.

No entanto, o ministro da Juventude e Desportos disse ter ficado agradado e entusiasmado com o que viu na província de Nampula, caracterizado pelo empenho do movimento associativo juvenil e desportivo, que mostra a vontade de regressar às competições nacionais.

Recomendamos por isso, a direcção provincial da Juventude e Desportos que deve multiplicar mais os esforços para que a nossa intervenção como ministério e com base nos nossos parceiros seja cada vez melhor no processo de combate à pobreza nos jovens e no desporto – rematou Caetano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!