Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Governo subsidia aumento do preço do algodão caroço em Moçambique

Governo subsidia aumento do preço do algodão caroço em Moçambique

O Conselho de Ministros confirmou nesta terça-feira (12) a notícia avançada pelo @Verdade que o preço mínimo do algodão caroço seria subsidiado na Campanha 2019/2020 para manter os rendimentos de quase 200 mil camponeses nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa. “O preço mínimo do algodão caroço de 1ª qualidade é de 25 meticais por quilograma, acima do preço da campanha passada”, anunciou o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“O preço mínimo do algodão caroço de 1ª qualidade é de 25 meticais por quilograma, acima do preço da campanha passada, algodão caroço de 2ª qualidade 18 meticais por quilograma e descaroçamento do algodão caroço de 1ª qualidade a 7 meticais por quilograma” disse o ministro Celso Correia após a 16ª sessão ordinária do Conselho de Ministros acrescentando que “a abordagem do Governo enquadra-se na nova política de protecção e estímulo do agricultor familiar e acima de tudo no estímulo de cadeias de valor estratégico”.

A decisão segue-se a negociação encetada na véspera onde o Fórum Nacional dos Produtores de Algodão pediu a manutenção dos 23,30 meticais por quilograma pagos na Campanha 2018/2019 enquanto a Associação Algodoeira de Moçambique admitia pagar 23,30 meticais por quilograma.

O @Verdade revelou que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural pretende com este subsídio, orçado em 4 milhões de dólares norte-americanos, não só proteger os rendimentos de 200 mil camponeses mas também usar o seu sub-sector mais organizado para produzir além do algodão, a soja, o girassol e o milho e dessa forma também tirar da pobreza estes produtores que representam são responsáveis por menos 1 milhão de moçambicanos.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!