O Ministro das Obras Publicas e Habitação, Felício Zacarias, diz que o Governo moçambicano já tem garantido um financiamento para a construção de uma segunda ponte sobre o rio Zambeze, na zona da cidade de Tete, Centro-noroeste do país.
Sem detalhar valores, muito menos o financiador, o ministro disse Quarta-feira passada, durante a visita à ponte recém construída sobre o mesmo rio, ligando os distritos de Caia, em Sofala, e Chimuara, na Zambézia, Centro do país, que o projecto já está concebido devendo arrancar até finais do corrente ano.
“A província de Tete está a ter um crescimento bastante assinalável e isso catapulta o desenvolvimento, o que implicou que o Governo elaborasse este projecto para a construção da segunda ponte na cidade de Tete, o que permitirá, igualmente, que o carvão de Moatize e todo o potencial de produtos agrícolas possam ser escoados”- explicou Zacarias.
O desejo do Governo, segundo revelou o titular do pelouro da Obras Publicas e Habitação, é que as obras deste empreendimento económico possam iniciar ate finais do presente ano (2009) caso não haja qualquer constrangimento. Sobre a ponte construída sobre o Zambeze ligando os distritos de Caia, em Sofala e Chimuara, na Zambézia, Felício Zacarias disse que está tudo a postos para a sua inauguração dentro de dias, numa cerimónia a ser dirigida pelo Presidente da República, Armando Guebuza.
Felício Zacarias disse que tudo está pronto para a cerimónia que, em princípio, terá o seu ponto mais alto na região de Chimuara, dado que o lançamento da primeira pedra aconteceu em Caia. A nova aponte ligando Sofala e Zambézia, segundo o ministro, terá duas portagens, sendo uma em cada margem do rio.
Este empreendimento com duas faixas de rodagem, dois passeios, 36 pilares e 2.376 metros de comprimento esta orçado em 78 milhões de euros disponibilizados pela Comissão Europeia, Suécia, Itália, Moçambique e Japão.