Moçambique está em negociações, junto do Millenium Challenge Corporation (MCC), para um financiamento de cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos americanos, para o Compacto II para o desenvolvimento de projectos na Província da Zambézia, que integra a área de agricultura, de infraestruturas rodoviárias e costeiras.
Esta informação foi tornada pública pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, por ocasião da realização da 20ª Assembleia Geral da Associação dos Fundos de Manutenção de Estradas de África, a decorrer na Cidade de Maputo, de 3 a 6 de Abril de 2023. O facto é tornado público, após o Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos,
Carlos Mesquita, ter reunido, em Washington DC, EUA, com o Vice-Presidente do MCC, Mahmoud Bah e Director para Moçambique do Compacto II, Kenneth Miller, um encontro de preparação para assinatura do acordo de financiamento, previsto para o mês de Julho de 2023, a ser desembolsado no período de 3 anos.
A escolha da província da Zambézia deveu-se aos seguintes critérios, dentre os quais baixo índice de desenvolvimento de infraestruturas económicas e sociais, índice da pobreza e ser a segunda província com maior extensão territorial e densidade populacional.
De referir que o projecto para o sector das obras públicas, habitação e recursos hídricos irá intervir na construção de uma ponte nova, sobre o Rio Licungo e 28 km de estradas de acesso, em Mocuba e as estradas secundárias com uma taxa de retorno de investimento de 10%.