Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Governo e parceiros elevam qualidade do abastecimento de água em Murrupula

fds-moprh-mesquita-murrupula1

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, sexta-feira última, 26 de Julho, à inauguração do sistema de abastecimento de água da vila-sede de Murrupula, na província de Nampula, cuja reabilitação custou cerca de 215 milhões de Meticais, financiados pelos governos de Moçambique e da Holanda, este último através da UNICEF-Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A reabilitação de grande magnitude desta infraestrutura consistiu na captação superficial, através de uma albufeira no Rio Nihissive, localizada a seis quilómetros da vila-sede, construção de um poço de captação, instalação de uma estação de bombagem, com duas electrobombas de 100m3/h e a montagem de um posto de transformação, com capacidade de 100kVA, ligado à rede pública da Electricidade de Moçambique (EDM). Acresce-se ainda a instalação de uma conduta adutora, com extensão de cerca de dois quilómetros, construção de uma estação de tratamento de água e de um centro distribuidor, composto por dois reservatórios de betão armado e semi-enterrados de 1250 m3 cada, lançamento de uma rede de distribuição de cerca de 35 quilómetros, construção de 27 fontanários, estabelecimento – até ao momento – de 1.125 ligações domiciliárias, e a construção de 21 blocos sanitários em três escolas e um centro de saúde, incluindo uma área de tratamento de lixo hospitalar, contendo uma incineradora.

Na ocasião, o estadista referiu que o Governo continua a dar prioridade à gestão dos recursos hídricos e à provisão do serviço de abastecimento de água e saneamento, com vista ao desenvolvimento social, económico e ambiental do País. “Os investimentos que o Governo promove, na área do abastecimento de água, devem caminhar em paralelo com o saneamento, garantindo não só o acesso melhorado e eficiente à água, como também melhores condições de higiene pessoal e colectiva, com o propósito de elevar a qualidade de vida das populações”, frisou Filipe Nyusi, dirigindo-se à população de Murrupula.

Reconhecendo que pequenas cidades e vilas distritais enfrentam desafios de acesso seguro à água potável, conforme avançou o Presidente da República, o Governo está a implementar uma série de iniciativas para o melhoramento do abastecimento de água e saneamento, sendo por isso que a Vila de Murrupula deixou de fazer parte das vilas sem acesso ao precioso líquido.

Igualmente presente na cerimónia, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, explicou que o sistema de abastecimento de água ora inaugurado, remota desde a era colonial e encontrava-se em estado obsoleto, por essa razão abastecia apenas cerca de cinco mil, dos 29 mil habitantes da vila de Murrupula. Com a reabilitação e expansão deste sistema, segundo indicou o governante, a capacidade instalada de abastecimento de água foi expandida para 34 mil habitantes. Entretanto, no presente momento estão a ser servidas cerca de 14.300 pessoas, com base nas ligações já efectuadas e fontanários construídos.

Numa outra abordagem, Carlos Mesquita lembrou que, durante o pico dos trabalhos, foram gerados 160 postos de emprego temporário, dos quais três mulheres: “Apesar dos resultados animadores que temos vindo a registar durante a implementação dos nossos programas de governação, é evidente que o nível de esforço que precisamos de empreender é ainda elevado, e só o conseguiremos com a contribuição de cada um de nós”, concluiu.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *