O Zimbabwe convocou terça-feira (3) os embaixadores dos Estados Unidos, da Alemanha e da União Europeia (UE) por terem boicotado o presidente Robert Mugabe, domingo passado. Os diplomatas convocados ter-se-iam retirado de uma cerimónia fúnebre antes de Mugabe terminar o seu discurso durante o enterro da sua irmã.
A sua retirada teria ocorrido depois de o líder zimbabweano criticar asperamente os seus países por “interferirem nos assuntos internos do Zimbabwe” e pelas suas sanções impostas a este país da África Austral. O ministro zimbabweano dos Negócios Estrangeiros, Simbarashe Mumbengegwi, disse que convocou e repreendeu os diplomatas pelo que chamou de “comportamento desrespeitoso”.
“Este tipo de comportamente é inaceitável e não será tolerado e, se eles decidirem assistir a tais cerimónias no futuro, deverão mostrar respeito e observar as normas protocolares que regem estas ocasiões importantes”, disse.
Por seu turno, os diplomatas disseram que abandonaram o local em resposta às duras críticas de Mugabe contra os seus Governos. As informações são da Panapress.