Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo do Sudão do Sul e rebeldes assinam acordo de paz

O governo do Sudão do Sul e os rebeldes assinaram na manhã desta segunda-feira um novo decreto de paz em Adis-Abeba após intensas negociações que concluíram no exacto dia em que terminou o prazo dado pela comunidade internacional e pelos países da região para que um acordo fosse feito.

O secretário-geral do governante Movimento pela Libertação do Povo Sudanês (SPLA), Pagan Amum, e o líder dos rebeldes, o ex-vice-presidente Riek Machar, assinaram o aguardado documento para pôr fim a uma guerra civil de 18 meses na presença de vários líderes regionais.

No entanto, o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, cuja presença na Etiópia era incerta até o último momento, mantém reservas sobre o tratado, apesar da grande pressão à qual seu governo está sujeito.

Por enquanto, não foram divulgados os detalhes do texto, mas a última proposta da Autoridade Inter-governamental para o Desenvolvimento (Igad), que liderou o processo de mediação, incluía um governo de união nacional com cotas de poder para ambos os lados.

O presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta; o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn; e a presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma; entre outros estavam presentes na assinatura, que agora deverá ser referendada no Sudão do Sul, acção que falhou nas negociações anteriores.

O conflito no país começou em Dezembro de 2013 após as acusações que o presidente Kiir (de etnia dinka) lançou ao ex-vice-presidente Machar (da etnia rival nuer) por supostamente ter orquestrado um golpe de Estado contra ele.

A disputa política derivou em um conflito que deixou milhares de mortos, mais de 2 milhões de deslocados e a sensação de que nenhum dos dois líderes queria fazer concessões em nome da paz, já que vários pactos foram assinados, mas nenhum posto em prática.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!