O governo moçambicano distinguiu, Quinta-feira (25), agricultores nacionais e extensionistas que se notabilizaram, através do seu desempenho, na campanha agrícola 2011/2012.
A premiação decorreu à margem da cerimónia de lançamento oficial da campanha 2012/2013, que teve lugar no povoado de Metocheria, distrito de Monapo, província nortenha de Nampula.
Os premiados receberam, entre vários bens, maquinaria agrícola, incluindo tractor, insumos agrícolas e valores monetários.
O primeiro melhor produtor recebeu um tractor, charruas, um cheque no valor de 500 mil meticais (pouco mais de 17 mil dólares), entre outros bens. Este prémio coube a Hermínio Cristóvão, da província de Nampula.
O segundo recebeu uma máquina multi-cultivadora, uma motobomba com respectivos acessórios e um cheque no valor de 300 mil meticais, distinção que coube Francisco Cuco, da província de Gaza, Sul de Moçambique. O terceiro melhor produtor recebeu uma motobomba com acessórios e um cheque de 200 mil meticais.
Trata-se de Ananias Chicumba, da província de Manica, centro do país. Por sua vez, o melhor extensionista recebeu uma motorizada, um computador, uma máquina fotográfica, um aparelho de som e um cheque de 100 mil meticais, entre outros bens, prémio que coube a Micas Bila, da província de Gaza.
O segundo melhor extensionista, Armando Culete, da província de Nampula, foi-lhe atribuído uma motorizada, um computador e um cheque de 50 mil meticais, enquanto o terceiro, João Arone, de Manica, coube-lhe uma motorizada e um cheque de 30 mil meticais.
Para além destes bens, os premiados tiveram um diploma de honra e uma fita distintiva. Com esta acção, o governo pretende incentivar todos os intervenientes da cadeia de produção agrária a se empenharem na concretização da almejada segurança alimentar e nutricional, bem como no aumento da renda familiar e receitas para o Estado.
