Vinte e três projectos, a maior parte dos quais de índole social e económica, serão desenvolvidos na província de Nampula, ao longo dos primeiros 100 dias de exercício do novo governo.
Os projectos a entrarem em funcionamento até meados de Abril próximo fazem parte de um rol de acções propostas por todas as direcções provinciais e submetidas à aprovação, durante a terceira sessão extraordi- nária do executivo de Victor Borges, nomeado ao cargo de governador de Nampula no passado mês de Janeiro.
De acordo com Moisés Paulino, porta-voz do governo daquela província, das acções aprovadas, o destaque vai para a electrificação da localidade de Sangage, a cerca de 23 quilómetros da cidade costeira de Angoche.
O projecto enquadra-se nas acções de responsabilidade social de uma mineradora que opera na extracção de areias pesadas naquele distrito do sul da província de Nampula.
Segundo Paulino, a electrificação de Sangage não só irá beneficiar os cerca de 25 mil habitantes daquela localidade, como também contribuirá, de forma significativa, para a conservação do pescado, tido como uma das principiais fontes de rendimento para muitas famílias da região.
A terceira sessão extraordinária do governo de Nampula, havida esta segunda-feira (9), aprovou ainda a proposta da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações para a aquisição de cerca de 10 autocarros a serem alocados às cidades de Nampula e Nacala-Porto para o reforço da frota automóvel e em resposta às constantes solicitações do público, face à falta de transporte de passageiros na província.
Ainda de acordo com o nosso entrevistado, durante os primeiros 100 dias de governação, o executivo deverá garantir a celeridade do processo de asfaltagem da estrada Nampula/Cuamba, bem como a reposição das vias de acesso, cuja transitabilidade se apresenta deficitária, devido à intensidade das chuvas.
Para a área da Saúde, a prioridade centrar-se-á no saneamento do meio em todas as cidades e vilas daquela província, uma acção que tem em vis- ta contribuir para a prevenção e combate a várias enfermidades, com enfoque para diarreias, cólera e malária.