Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo de Memba sem dinheiro para executar actividades

Algumas instituições sociais do governo com destaque para Cadeia, Centro de Saúde, lar de estudantes e algumas residências de funcionários do estado, no distrito de Memba, foram interditas de consumir a energia eléctrica devido à falta de pagamento das suas dívidas originada pelos fundos orçamentais do presente ano que o distrito ainda não recebeu do governo provincial.

Esta situação, segundo apurou a nossa reportagem, pode estar ligada à falta da Terminal do Sistema de Administração Financeira do Estado (e-SISTAFE), que o distrito ainda não se beneficiou devido aos aparelhos informáticos que o distrito não dispõe.

A administradora do distrito de Memba, Felisbela Lázaro, falando depois da sessão do governo de Nampula havida, Quinta-feira, disse que esta situação está a comprometer as actividades de todos os sectores de actividades, o que obriga com que vários sectores estejam parados com a implementação dos seus programas.

“Está um pouco difícil gerir a situação, é só ver que até aqui o distrito está a funcionar sem orçamento desde o inicio do ano” disse para depois acrescentar que esta situação está a trazer consequências, visto que, não tenho meios para trabalhar.

Felisbela Lázaro disse que aquela situação está a perigar o correcto funcionamento das várias instituições do estado no distrito de Memba que não funcionam com as verbas do estado desde o mês de Janeiro a esta parte.

Lázaro disse ainda que, este ano, o seu distrito já tem no plano do orçamento para a compra do material informático com vista a garantir que no distrito haja uma terminal de SISTAFE com intuito de ver a situação resolvida.

Num outro ponto, a nossa entrevistada fez saber que o seu distrito vinha trabalhando com o Sistema de Administração e Finanças do Estado desde os anos atrás mas o que não tem é a terminal que este ano está a criar transtornos aos órgãos do estado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts