O Governo moçambicano acaba de criar um gabinete que deverá implementar os programas de emergência para a reconstrução e reabilitação de estradas e pontes no período pós-cheias. O referido gabinete tem por objectivo assegurar a execução dos projectos de engenharia, preparar os processos para o arranque das obras, bem como a sua monitoria e supervisão.
Esta entidade é constituída por oito técnicos tidos como experientes na matéria e deverá funcionar por um período de três anos, findos quais o mesmo será extinto. O vice-ministro de Obras Pública e Habitação, Francisco Pereira, que anunciou esse facto após o Conselho de Ministro desta terça-feira (01), disse que todas as obras deverão ser construídas num período de dois a seis meses.
Os fundos para a implementação desse projecto, no valor de 180 milhões de dólares, resultam maioritariamente de uma contribuição externa, sendo que o Estado moçambicano participa com 40 milhões de dólares.
O Governo fez saber que a prioridade neste momento é a recuperação da ponte de Chicumbane, na província de Gaza, que desde as cheias de registadas no início deste ano se encontra danificada, condicionando desse modo a circulação de pessoas e bens.