Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo cria Bolsa de Mercadorias

O governo moçambicano decidiu, Terça-feira (4), criar a Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM), que se pretende venha a responder aos actuais constrangimentos de vária ordem que afectam o sector de produção agrícola.

De entre estes constrangimentos, segundo o Ministro moçambicano da Indústria e Comercio, Armando Inroga, destacam-se, essencialmente, aos custos de transacções, riscos na agricultura associados aos resultados negativos da produção, elevadas perdas pós colheita e falta de financiamento no sector agrícola.

Inroga explicou que a BMM é um mecanismo de operacionalização do Plano Estratégico do Sector Agrícola, no que diz respeito ao aumento da produção, acesso aos mercados nacionais e regionais e desen- volvimento de instituições que dinamizem a agricultura no país.

“Com este instrumento, acreditamos que estaremos a contribuir para a redução da pobreza, que é o primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM)”, disse Inroga, falando a jornalistas no final da sessão do Conselho de Ministros.

De acordo com o Ministro, a BMM é um local centralizado onde compradores e vendedores se encontram para transacções de produtos agrícolas de uma forma orga- nizada, com o apoio de sistemas integrados e regras de jogo transparentes.

A implementação da bolsa, orçada em 600 milhões de meticais (um dólar vale cerca de 28 meticais), vai ser gradual. Neste contexto, serão priorizadas as regiões com grande potencial agrícola.

A execução deste projecto compreende três fases, mas se espera que as operações da bolsa possam arrancar antes do final de 2013.

Estimativas indicam que, em algumas regiões fronteiriças de Moçambique, entre 30 a 45 por cento da produção agrícola, sobretudo milho e feijão, é exportada para os países vizinhos e de forma não estruturada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts