Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Governo aprova nova estratégia para produção de biocombustíveis

Uma nova estratégia para produção de biocombustíveis deverá ser aprovada ainda ao longo do presente ano de 2010 pelo Conselho de Ministros, apurou esta segunda- feira o Correio da manhã de fonte governamental. A título experimental, o programa será implementado numa área de cerca de 60 mil hectares distribuídos pelas províncias de Manica e Sofala, segundo Osvaldo Saíde, director nacional de Energias Renováveis, falando, em Maputo, durante o seminário nacional sobre bioenergias e inovação.

Para já e segundo ainda Saíde serão investidos cerca de 11,9 milhões de dólares norte-americanos para produção de etanol e biodiesel, até 2012, naquelas duas províncias do Centro de Moçambique. A nova estratégia deverá garantir um estímulo à produção sustentável de biocombustíveis e exploração de recursos agro-energéticos locais, segundo o esboço do documento formalmente apresentado esta segunda-feira no seminário que ainda ontem terminou.

Benefícios fiscais

De acordo ainda com o mesmo documento, os investimentos que tenham como objectivo criar infra-estruturas básicas irão beneficiar de incentivos em sede do Imposto do Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC), ou seja, redução em 80% da taxa nos primeiros cinco anos de exercício fiscal, de 60% da taxa do sexto a décimo exercícios fiscais e redução de 25% da taxa de 11 a 15 exercícios fiscais.

Lembre-se, entretanto, que cinco empresas nacionais e estrangeiras já submeteram as suas propostas ao Governo para ficarem com o projecto PROCANA, localizado no distrito de Massingir, em Gaza, no âmbito do processo da sua reprivatização após o fracasso do mesmo por falta de pujança financeira.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *