O Governador da Província de Sofala, Maurício Vieira, impedido de exercer o cargo por motivos de doença desde Março último, afirmou ao nosso jornal, terça-feira, estar recuperado e pronto para retomar os trabalhos. Num contacto telefónico estabelecido com ele a partir de Maputo, Maurício Vieira prometeu que a qualquer momento deverá regressar a Cidade da Beira, onde mantém a sua família desde que foi nomeado para Governador de Sofala em Janeiro de 2010.
Afirmou que até a próxima semana deverá concluir os tratamentos que vêem sendo sujeito desde Março último em Maputo e na vizinha República da África do Sul. “Já estou muito melhor e pronto para retomar os trabalhos” – afirmou categoricamente.
Pela qualidade da voz, tom e destimidez com que se expressou no contacto telefónico com o nosso jornal, deu para perceber que de facto o Governador Maurício Vieira está efectivamente recuperado. Ainda aceitou a um convite que lhe formulamos para visitar as instalações do nosso jornal assim que regressar a Cidade da Beira. Dada a natureza do contacto não permitiu aprofundar a doença do Governador da Província de Sofala, mas pode vir a acontecer oportunamente.
Recentemente, uma fonte do Governo referiu ao nosso jornal que Maurício Vieira já se sentia melhor e pronto para regressar ao trabalho, mas aguarda ainda o aval do Presidente da República. Segundo a mesma fonte que garantiu-nos comunicar-se regularmente com o Governador Vieira, a exigência do Presidente da República é no sentido dele aguardar até a conclusão dos tratamentos médicos em Maputo e na África do Sul para evitar estar constantemente ausente da província.
Sendo assim, tomando em conta que o próprio confirmou-nos que concluiria os tratamentos até a próxima semana, brevemente poderá ser reconduzido à direcção dos destinos da Província de Sofala, o que implicará a cessassão de mandato de Carvalho Muária, nomeado por despacho presidencial Substituto Legal do Governador da Província de Sofala.
Muária, além de ser Substituto Legal do Governador da Província de Sofala, é igualmente Vice-Ministro das Obras Públicas e Habitação. Antes da indicação de Carvalho Muária pelo Presidente da República para assumir o cargo de Substituto Legal do Governador de Sofala, a província vinha sendo representada pela Secretária Permanente, Elisa Somane.
Tanto Somane como Muária, felizmente conseguiram assegurar o destino da preovíncia a bom porto. Até porque Carvalho Muária tem experiência de Goverrnador, tendo no mandato passado exercido esse cargo na Província da Zambézia.
Caso se confirme o regresso de Maurício Vieira na condução dos destinos da Província de Sofala, entretanto, poderá vir a ser uma excepção um dirigente à seu nível permanecer ausente durante tempo prolongado por motivos de doença e ainda conseguir sobreviver no cargo