O Borussia Moenchengladbach ficou distante do sonho de disputar a Liga dos Campeões pela primeira vez, depois de perder em casa por 3 x 1 do Dynamo de Kiev, no primeiro jogo da fase preliminar do torneio europeu, Terça-feira (21).
O FC Basel, que eliminou o Manchester United na temporada passada, também perdeu a jogar em casa, por 2 x 1, contra o campeão romeno FC Cluj.
Já o Celtic, campeão escocês, bateu o Helsinborg por 2 x 0. Dos cinco jogos da Terça-feira, só duas equipas mandantes ganharam, o Spartak de Moscovo, que derrotou o Fenerbahce por 2 x 1, e o FC Copenhagen, que conseguiu o placar mínimo contra o Lille.
O Moenchengladbach foi finalista da extinta Copa Europeia em 1977, e desde a temporada seguinte não disputa o torneio continental de elite. Já o Dynamo ucraniano foi três vezes semifinalista.
A equipa alemã saiu na frente com um golo de Alexander Ring aproveitando um longo passe diagonal de Juan Arango, aos 13 minutos. Mas a partir daí a equipa não se encontrou em campo.
Taras Mikhalik arrematou um rebote e empatou aos 28 minutos. Aos 36, Andriy Yarmolenko deixou os visitantes na frente, depois da bobeira do Gladbach no meio-campo.
Arango teve várias chances na segunda parte, mas aos 36 da etapa final Luuk de Jong marcou contra, ao tentar afastar a cobrança de tiro livre de Miguel Veloso.
Com esse resultado, a equipe alemã precisa de marcar pelo menos três golos fora de casa no jogo de volta, próxima semana.
Na Suíça
O Basel dominou o jogo até os 15 da segunda parte, e Marco Streller marcou o primeiro golo antes do intervalo. Mas os bicampeões suíços, tentando classificar-se para a Liga dos Campeões pela terceira vez consecutiva, sofreram dois golos do senegalês Modou Sougou num intervalo de seis minutos.
Em Helsingborg, o Celtic marcou o primeiro golo aos 2 minutos, com Kris Commons, desmarcado, aproveitando o cruzamento de Gorgios Samaras no segundo pau. Samaras marcou o segundo de cabeça, aos 30 da segunda etapa.
Em Copenhague, o brasileiro César Santin marcou o único golo do jogo aos 38 do primeiro tempo, mas o herói da partida foi o guarda-redes Johan Wiland, que fez várias defesas importantes, inclusive um penalti.
A partida Spartak x Fenerbahce teve os seus três golos em dez minutos, na segunda parte. Emmanuel Emenike marcou o primeiro golo para os russos, Dirk Kuyt empatou cinco minutos depois, mas Dmitry Kombarov, de voleio, garantiu ao vitória aos 34, depois da cobrança de escanteio.

