Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Gestores bibliotecários dotados de boas práticas

Num seminário nacional realizado, recentemente, na cidade de Angoche, os directores e gestores de bibliotecas públicas provinciais e distritais do país foram municiados e capacitados de boas práticas, matérias de estatísticas, pacote jurídico e informatização destas instituições, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão e ensino na aquisição da Ciência e Técnica.

Falando no final do encontro, o director da Biblioteca Nacional de Moçambique, Roque Félix, disse que durante o seminário os participantes discutiram a necessidade do ajustamento e actualização da lei do depósito legal datada de 1931. Que obriga as editoras a depositarem,pelo menos, três exemplares analógicas de uma publicação na Biblioteca Nacional, ao Arquivo Histórico de Moçambique, fonogramas ao Instituto Nacional do Livro e Disco, e videogramas ao Instituto Nacional de Cinema.

De acordo com Roque Félix, ao nível da imprensa escrita a sua instituição tem recebido exemplares dos jornais publicados a nível de todo o país, o mesmo acontecendo com os livros editados pela Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) e Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), que fazem o depósito legal das obras que publicam.

Reconhecendo que circulam no país muitas obras que não passam pelas bibliotecas públicas, Roque Fêlix dirigiu um apelo à sociedade civil, empresas editoras, confissões religiosas no sentido ofertarem livros àquelas instituições, qualquer que seja a natureza do seu conteúdo.

A explosão do ensino no país a diversos níveis de escolaridade, segundo Roque Félix, deve ser acompanhada por uma assistência técnica e uma regulação do funcionamento das bibliotecas distritais que passa, igualmente, pelo respectivo apetrechamento em obras didácticos e literárias.

No país existem, ao todo, 54 bibliotecas públicas e escolares, número considerado insuficiente para a demanda das actuais necessidades. Por isso, está a ser desenvolvido um enorme esforço para pôr em funcionamento outras que ainda se encontram em construção, como a de Matundo, em Tete.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts