Na Europa, a temporada futebolística caminha para o fim. As competições continentais da UEFA (Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência) estão terminando, assim como os campeonatos nacionais. Portugal não é exceção e, no maior escalão do futebol português, tem um moçambicano brilhando: do seu nome, Geny Catamo.
Catamo essencial para Rúben Amorim
Nascido em Maputo a 26 de janeiro de 2001, Geny Catamo é uma das maiores promessas da nova geração de jogadores moçambicanos.
Depois de ter representado Maxaquene e Black Bulls no nosso país, Catamo partiu para Portugal em busca da sua sorte no mundo do futebol e começou por representar os sub-19 do Amora. No clube da região da Grande Lisboa, Catamo se destacou e chamou a atenção do Sporting, se transferindo para aquele que é um dos maiores emblemas do futebol português.
Geny Catamo iniciou nos sub-19, passou pelas equipes B e sub-23 do Sporting e, de seguida, representou Vitória Sport Clube e Marítimo por empréstimo. Nessa temporada 2023/24, tem sido presença regular entre os eleitos do técnico Rúben Amorim. Na verdade, o internacional moçambicano tem desempenhado um papel preponderante na campanha do Sporting que, para quem quer fazer uma aposta de futebol, é o grande favorito a levar o título português nessa temporada com odd 1.05 no momento em que escrevemos essas linhas.
Num momento no qual o desporto africano não vive o melhor momento, sobretudo após ter obtido a pior classificação de sempre nos Jogos Africanos, Geny Catamo se afirma como uma das maiores referências desportivas do país.
Decisivo no “derby”
Se tem momento que marca a temporada de Geny Catamo do ponto de vista individual, esse momento é com certeza o duelo com o Benfica, maior rival do Sporting.
Jogando no Alvalade, e partida decisivo na luta pelo título de campeão, o Sporting passou para a frente do marcador logo no primeiro minuto, graças a um golo da autoria de Geny Catamo. O Benfica correu atrás do prejuízo e empatou nos instantes finais do primeiro tempo, mas Geny Catamo tinha um “trunfo na manga” que haveria de permitir ao Sporting dar mais um passo de gigante rumo à conquista do título de campeão nacional. Já nos acréscimos, Geny Catamo, com um grande pontapé, fez o dois a um e deu os três pontos à sua equipe, conquistando assim uma vitória muito importante em um momento da temporada absolutamente decisivo.
Internacional por Moçambique
As qualidades de Geny Catamo não passaram ao lado do selecionador moçambicano Chiquinho Conde que apostou em seus serviços para a Copa das Nações Africanas que se realizou na Costa do Marfim, em janeiro desse ano.
Catamo foi titular tanto no primeiro jogo, frente a Cabo Verde (3-0), quanto do segundo, frente ao Gana (2-2), tendo marcado um dos dois gols da seleção moçambicana nesse desafio. A tendência é para que o jogador continue a ser chamado à seleção e a desempenhar um papel importante na equipa na tentativa de chegar a fases finais de grandes competições.