O Gabinete de Informação (GABINFO) está envolvido em trabalhos preparatórios para a elaboração do regulamento das Rádios Comunitárias.
O facto foi revelado, Segunda-feira (23), em Maputo, pelo director desta instituição governamental, Ezequiel Mavota, durante a apresentação do relatório do estudo sobre o papel das rádios comunitárias no processo de desenvolvimento socio-económico do país.
“É reconhecendo o nobre papel das rádios comunitárias que o GABINFO tem licenciado rádios comunitárias para vários pontos do país, estando neste momento a mobilizar esforços para elaboração do regulamento das rádios comunitárias”, disse Mavota.
O estudo enquadra-se nas acções do governo moçambicano, com vista a materialização da estratégia e politica de informação visando melhorar os serviços prestados pela comunicação social Falando na ocasião, Mavota contou que o objectivo do estudo é auferir das populações beneficiárias das rádios comunitárias o nível de contribuição das estações emissoras no processo de desenvolvimento local no país.
A rádio comunitária constitui meio de informação disponível para a população nas regiões onde ainda não tem acesso ao jornal e televisão.
Segundo a fonte, o estudo devia ter sido feito em todas as províncias do país, mas, devido a falta de orçamento, foram seleccionadas as províncias de Nampula, Manica, e Inhambane, localizados na região norte, centro e sul do país.
O estudo contou com o financiamento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pretende aconselhar o governo a tomar as medidas certas com vista a fortalecer a imprensa comunitária em Moçambique através da capacitação do pessoal em matéria de rádios comunitárias, regulamentos, entre outras.