Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

G-19 começa a desembolsar fundos para Moçambique

Com cerca de oito meses de atraso, o G-19 (Grupo de 19 maiores parceiros internacionais de cooperação com Moçambique) arrancou com os desembolsos de fundos de ajuda externa para apoio directo ao Orçamento do Estado e Balança de Pagamentos programados para 2010.

A Itália e a Dinamarca são os primeiros países do grupo a libertar os fundos num valor global de 14,6 milhões de dólares norteamericanos, segundo o Banco de Moçambique (BM), realçando que o montante contribuiu para no final da primeira quinzena de Agosto corrente o saldo das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) ser de 1787 milhões de dólares, ou seja, mais cinco milhões de dólares em relação ao saldo do último dia de Julho de 2010.

Bilhetes de Tesouro

Para o presente ano, o G-19 comprometeu-se a desembolsar para Moçambique cerca de 675 milhões de dólares, dos quais USD 412 milhões para apoio ao Orçamento do Estado de 2011 e 263 milhões de dólares para apoio programático sectorial.

Esteve na base do atraso na libertação de fundos pelo G-19 a imposição deste grupo ao Governo moçambicano para proceder à revisão da Lei Eleitoral, processo já iniciado, bem como a melhoria do processo de boa governação e aumento de acções de combate contra a corrupção.

Refira-se, entretanto, que perante o atraso dos desembolsos do G-19, aliado à cavada crise financeira que Moçambique atravessa, com a sua divisa num afundanço descomunal, o Executivo de Armando Guebuza foi obrigado a recorrer à emissão de Bilhetes de Tesouro para suprir défices orçamentais de tesouraria e, assim, levar avante a execução do seu plano para o presente ano de 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts