Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Futuros artistas precisam de ter referências nacionais”

“E necessário que cultivemos, muito cedo, a arte nas crianças, mas sem deixar de lhes mostrar as referências do nosso país”, apela aos professores da Escola Nacional de Música, o conceituado saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça, na abertura da primeira edição dos workshops More Jazz Bing Band.

O evento marca o lançamento da orquestra More Jazz Big Band liderado pelo professor de música Orlando da Conceição e o saxofonista e compositor norte-americano Ernest Dawkins.

Pretende-se com a iniciativa formar crianças e não só a nível da área musical, mas também incutir nelas o conceito da ciência na música. Satisfeito com o projecto, Moreira realça que felizmente Moçambique já tem referências na área musical e coloca como exemplos o professor Orlando da Conceição, o guitarrista Hélder Gonzaga, a cantora Isabel Novela, entre outros.

Para Moreira as crianças já têm em quem se espelhar, pois “a arte é inspiração. Todos temos que consumir o que os outros fazem para podermos criar a nossa personalidade”.

De referir que primeiramente, o More Jazz Big Band irá operar apenas na cidade capital do país, podendo gradualmente atingir outras províncias.

Transmissão de conhecimentos

O que se diz é que os patronos do projecto More Jazz Big Band têm uma larga experiência na transmissão de conhecimentos sobre a música. O Professor Orlando da Conceição, por exemplo, trabalha nesta área há mais de uma década. O mesmo foi o responsável, na Escola Nacional de Musica, pela formação de vários compositores e intérpretes moçambicanos.

Paralelamente, não se exclui o profissionalismo musical de Ernest Dawkins. Por várias vezes liderou iniciativas de formação e é uma referência nos Estados Unidos da América no que diz respeito ao Big Band.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts