Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Furacão Sandy deixa 21 mortos no Caribe e castiga Bahamas

O furacão Sandy atingiu as Bahamas com ventos violentos e tempestades, esta Sexta-feira (26), passando pelo arquipélago depois de causar 21 mortes no Caribe e colocar-se como uma ameaça para a Costa Leste dos EUA.

Os meteorologistas advertiram que a tempestade deve encontrar-se com uma massa de ar polar perto dos Estados Unidos, próxima semana, potencialmente produzindo uma tempestade extremamente incomum e potente que poderia causar estragos ao longo da costa norte-americana.

Na noite da Quinta-feira (25), o furacão Sandy enfraqueceu para uma tempestade de categoria 1, à medida que passou por ilhas baixas do sudeste das Bahamas, interrompendo a energia e arrancando telhados de algumas casas nas regiões escassamente povoadas.

Chuvas torrenciais e fortes ventos da tempestade foram responsáveis pela morte de 21 pessoas. O governo cubano disse, na noite da Quinta-feira que 11 pessoas morreram quando a tempestade atravessou a ilha, a maior parte em consequência de desabamentos de casas ou de quedas de árvores na província de Santiago de Cuba e na vizinha Guantánamo.

O Departamento de protecção civil do Haiti disse que nove pessoas morreram apesar de o país não ter sofrido o impacto directo de Sandy, e uma pessoa foi morta devido à queda de rochas na Jamaica quando a tempestade atingiu o país, Quarta-feira.

Ventos e chuvas geradas pelo furacão também chegaram ao sul da Flórida. Sandy está previsto para permanecer como um furacão de categoria 1, enquanto continua a mover-se sobre as Bahamas, Sexta-feira, causando chuvas torrenciais e ventanias por muitas centenas de quilómetros.

Nas Bahamas, as autoridades do governo alertaram moradores para ficarem em casa até que a tempestade passe. Não houve relatos imediatos de vítimas ou feridos graves.

O furacão deve sair das Bahamas até a noite da Sexta-feira e ir em direcção ao norte, para a costa dos EUA.

Os meteorologistas dizem que Sandy deve ser puxado para dentro de outra tempestade que está a deslocar-se do oeste, fazendo com que atinja o continente dos Estados Unidos, Segunda-feira ou início da Terça-feira, e desencadeando fortes chuvas, tempestades e possivelmente ventos com força de furacões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts