A tempestade tropical Ernesto enfraqueceu para uma depressão, Sexta-feira (10), à medida que atingiu o continente vindo do Golfo do México, mas provocou rajadas de vento e quedas de água por todo o Estado de Veracruz, onde há alguns dos mais movimentados portos do México e complexos de petróleo.
A tempestade, que agora gera ventos máximos de 65 km por hora, chegou no início da tarde próximo à cidade portuária de Coatzacoalcos.
O que tinha sido o segundo furacão desta temporada no Atlântico foi em direcção ao oeste sobre a parte sul do México a uma velocidade de cerca de 22 km por hora, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, sediado em Miami.
O Centro disse que espera que o Ernesto se dissipe sobre o terreno montanhoso, Sexta-feira. No entanto, chuvas torrenciais ameaçaram provocar inundações e deslizamentos de terra em várias áreas e as autoridades informaram três mortes.
Coatzacoalcos é o lar dum dos principais portos exportadores de petróleo do México, que estão fechados desde Quarta-feira, assim como Cayo Arcas e Dos Bocas.
Duas pessoas morreram afogadas e cerca de 100 casas foram danificadas conforme a tempestade varria o Estado pantanoso de Tabasco em direcção ao Golfo do México, segundo as autoridades locais.
Uma pessoa morreu depois de cair enquanto trabalhava nos concertos duma casa, em Coatzacoalcos, disse um funcionário da unidade local da Cruz Vermelha.
A Depressão Tropical Sete formou-se no Atlântico, mas está a ir para o oeste em direcção à América Central. Ela deve fortalecer-se para uma tempestade, Sexta-feira, e pode chegar ao Caribe, fim-de-semana, de acordo com a previsão do Centro.