A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE) e o município brasileiro de Guarulhos, através da Secretaria de Educação, celebraram, recentemente, um memorando de entendimento, com vista a estabelecer parcerias e sinergias, visando a promoção do crescimento institucional e o desenvolvimento social e cultural de Moçambique e Brasil.
No âmbito deste acordo, que estabelece uma estreita colaboração entre ambas as instituições dentro dos respectivos domínios de actuação, a FUNDE vai assegurar a criação de condições para a execução do programa em Moçambique, facilitar o estabelecimento de contactos com pessoas e instituições dentro e fora do nosso País, visando a boa execução do projecto e seleccionar e identificar professores moçambicanos que irão interagir e trocar experiências com professores brasileiros.
Caberá ainda à FUNDE, assegurar a programação e execução de actividades em Moçambique, em conformidade com os objectivos e interesses da Secretaria de Educação de Guarulhos, entre outros aspectos.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos vai identificar os professores brasileiros que farão parte do programa, assegurar a cobertura das despesas provenientes do programa de actividades propostas pela FUNDE para os professores, trabalhar em parceria com a FUNDE na definição do programa de actividades, acompanhar o processo de partilha de experiências, entre outros.
Assinaram o memorando de entendimento, a vigorar por cinco anos, o presidente da FUNDE, Lourenço do Rosário, e o secretário de Educação de Guarulhos, Matheus da Silva.