Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Funcionários experientes devem apoiar sector da saúde

O Ministro moçambicano da Saúde, Ivo Garrido, apelou aos funcionários do sector para continuarem a transmitir a sua experiência às novas gerações que ingressam nos serviços sanitários, para se materializar a humanização do trato aos pacientes que buscam assistência médica nas várias unidades hospitalares do país.

Garrido lançou o apelo no domingo, em Maputo, na cerimónia de condecoração de 274 funcionários do sector que completaram 25 ou mais anos de trabalho no Serviço Nacional de Saúde, tanto do Ministério da Saúde (MISAU) e do Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade hospitalar do país.

Nas outras províncias do país decorreram cerimónias semelhantes. Na cerimónia dirigida pelo ministro da saúde, os laureados receberam um diploma de mérito mais uma medalha de prata, em reconhecimento pelo seu valioso desempenho e contributo para a saúde.

“O governo continua a contar convosco, porque durante estes anos de serviço acumularam não só o conhecimento, mas também a sabedoria”, explicou Garrido, acrescentando que é esta sabedoria que o MISAU espera dos trabalhadores para humanizar o trato nos serviços de saúde.

O titular da pasta da saúde classificou os trabalhadores como verdadeiros soldados que não disparam balas para matar, mas que realizam acções visando salvar vidas de milhares de moçambicanos e, nalguns casos, em condições muito difíceis marcadas por falta de todo tipo de materiais.

Os funcionários laureados, segundo Garrido, enfrentaram muitas dificuldades e, nalguns casos, os riscos de serem raptados pelos bandidos armados durante a guerra de desestabilização movida contra o país, falta de equipamento, levaram os cuidados sanitários aos locais de difícil acesso, mas foi graças ao seu esforço que os serviços de saúde continuaram a servir os moçambicanos.

Felisbela Gaspar, médica que falou em nome dos laureados, disse que os funcionários estavam muito satisfeitos com a distinção, porque as experiências vividas durante as três décadas de profissão são uma escola que molda uma consciência de luta e sacrifício por uma causa comum.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts