Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fruticultores preparam-se para enfrentar o mercado

Moçambique está a realizar um inquérito dos produtores de fruta com vista a, entre outras finalidades, identificar os constrangimentos enfrentados pelos fruticultores e posterior busca de soluções.

O levantamento, liderado pela Associação de Fruticultores do Sul de Moçambique (FRUTISUL), em parceria com Agrifuturo e Agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visa ainda aumentar a abrangência e qualidade dos serviços prestados aos produtores de fruta.

É igualmente intenção do inquérito identificar os produtores que se tornarão membros da FRUTINORTE e FRUTICENTRO, em fase de constituição.

Neste quadro, os produtores, independentemente da sua dimensão, são convidados a aderir à iniciativa.

A fruticultura tem vindo a ganhar interesse no país, tanto que a província meridional de Maputo lançou em 2010 um projecto de massificação da produção, com o objectivo de reduzir a dependência de importação, particularmente da manga e banana a partir da África do Sul.

Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), o programa foi desenhado para um período de três anos e inclui a componente aquisição de mudas de diferentes tipos de fruta, plantação e assistência no processo de reprodução.

A iniciativa está a ser implementada por agricultores ou produtores de fruta seleccionados pela Direcção Provincial da Agricultura, mediante apresentação de proposta ou interesse em participar no programa.

Segundo escreve, esta Segunda-feira (23), o “Noticias”, apesar de privilegiar as mangueiras e bananeiras, numa primeira fase o programa de massificação da fruticultura também vai importar mudas de papaieiras, laranjeiras e abacateiras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts