Ao vencer a equipa do FUT-Escola por dois a zero, o Ferroviário de Nacala recuperou a liderança do campeonato provincial de futebol sénior, o “Nampulense 2010”, que havia perdido há quatro jornadas, a favor do seu homónimo de Nampula, que, na sua deslocação à cidade de Angoche, perdeu pelo mesmo resultado, diante do Benfica local.
A cinco jornadas do final da prova, a luta titânica pelo título continua animada naquela que é a prova mais extensa ao nível das províncias de todo o país, com doze equipas a competirem.
Noutras partidas realizadas, o Sporting de Nampula, em jogo antecipado da vigésima segunda jornada, venceu o seu homónimo de Angoche por uma bola a zero, consolidando a terceira posição. Enquanto que a EDM e o Benfica de Nampula empataram a um golo.
O HCN de Nampula que vinha a revelar-se nesta competição, permitiu, no seu terreno, uma igualdade a um golo, diante do Moçambique FC da Ilha, e o jogo entre o Desportivo de Nacala e a Casa Issufo não chegou a efectivar-se por avaria da viatura que transportava a segunda equipa à cidade portuária.
Com a efectivação desta jornada e tendo em conta os resultados obtidos, o Ferroviário de Nacala destronou da liderança o seu homónimo de Nampula, somando agora 46 pontos, contra 44 do seu perseguidor que desceu à segunda posição, enquanto que o Sporting de Nampula é o terceiro, com 32 pontos.. A EDM soma 28 pontos, mais dois que o Benfica de Angoche que pulou da oitava posição para a quinta, deixando para trás o Desportivo de Nacala, com 25, o seu homónimo de Nampula, com 24, e 23 a Casa Issufo.
Nas posições mais abaixo figuram as equipas do Moçambique FC da Ilha, com 16 pontos , Hospital Central de Nampula tem 15, Clube FUT-Escola, 9, em último lugar situa-se a formação do Sporting de Angoche, com apenas quatro pontos.
A próxima jornada, a ter lugar esta Quarta-feira, tem o condimento de comportar um duelo que poderá determinar em definitivo a liderança da prova que vai opor os dois primeiros classificados, ou seja Ferroviário de Nampula-Ferroviário de Nacala, FUTEscola- Hospital Central de Nampula, Casa Issufo-Benfica de Nampula, Benfica de Angoche-EDM e Desportivo de Nacala- Sporting de Angoche.