Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Frelimo quer um machuabo como primeiro secretário

Já lá vão duas semanas que a Frelimo, fez revolução no seio do seu comité provincial, golpeando o Primeiro Secretario, David Mandevo Manhacha, num encontro dirigido pelo Secretário-geral daquele partido, Filipe Paunde.

Sobre Manhacha pesam acusações de natureza social, dentre elas, a arrogância, fomento de tribalismo no seio do partido, entre outras.

Com o dedo do General na reserva Bonifácio Gruveta, a Comissão Política do partido, não tinha outra saída se não decidir o afastamento de Manhacha, que gozava de simpatias com a ex-Primeira- Ministra, Luísa Diogo, por sinal seu conterrâneo e chefe da brigada central daquele partido para a província da Zambézia.

De lá para cá, multiplicamse esforços para que as eleições extraordinárias tenham lugar no mês de Setembro que vem, com o propósito de encontrar o substituto legal de Manhacha, visto que o actual, Secretário para Mobilização e Propaganda, Rodolfo Uarela, está apenas a assegurar o lugar.

Quem será o primeiro secretário?

Fontes próximas do partido que falaram ao nosso jornal, dizem que no seio do Frelimo, o futuro Secretário deverá ser alguém com ligações étnicas com os machuabos, etnia da baixa Zambézia.

As mesmas fontes avançam que já há candidaturas que estão sendo depositadas no comité provincial e os candidatos já se desdobram nos bastidores em fazer lobby a fim de serem eleitos em Setembro próximo.

Até agora são dois os nomes que estão a soar. Trata-se Rodrigues João, actualmente a desempenhar duplas funções de assessor do Governador e também assessora por um lado o partido Frelimo.

Outro nome é de Loborino Alamane, actual administrador de Namarrói, que antes desempenhou funções de presidente do Conselho Municipal da vila de Milange, onde saiu com contas não fechadas.

Rodrigues João tem se mostrado como um quadro de peso na Frelimo, dai que com os conflitos étnicos que se semearam no seio daquele partido, dão clara vantagem até agora a ele. Isto porque olhando o seu percurso, Rodrigues é visto como alternativa viável, por parte da ala chuabo dentro do partido.

Quanto a Loborino Alamane, não é chuabo, mas sim Muniga, etnia de Pebane, zona costeira da província, com ligações com etnia macua.

Aqui importa dizer que aquando das eleições internas para escolha de candidato para o presidente do município de Quelimane, em Setembro de 2008, a Frelimo ignorou o nome de Lourenço ABu Bacar por não ser machuabo, dai a reeleição de Pio Matos. Refira-se que as eleições estão sendo preparadas, mas que o antigo primeiro Secretário, foi posto de lado, não fazendo parte de nenhum órgão até agora

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts