Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FRELIMO e Guebuza com larga vantagem em Nampula

O partido Frelimo e seu candidato a Presidência da Republica, Armando Guebuza, levam uma larga vantagem de votos em relação aos demais adversários pelo menos em algumas assembleias de voto na cidade de Nampula, Norte de Moçambique. A AIM escalou na manha de quinta-feira três assembleias de voto localizadas no centro da cidade e duas nos arredores da considerada “capital do Norte”.

Em todos estes locais, o eleitorado praticamente “humilhou” os adversários de Guebuza e Frelimo, nomeadamente Afonso Dhlakama, da Renamo, e Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Na assembleia de voto que funcionou na Escola Secundária 12 de Outubro, localizada na zona de “Muhala Expansão”, nos arredores da cidade, Guebuza amealhou 1.995 votos, contra 503 de Afonso Dhlakama, e 255 de Daviz Simango. Neste local funcionaram sete mesas de voto, com um total de 6.817 eleitores inscritos, mas que apenas 2.863 votaram.

A Frelimo também se evidenciou ao somar 2.003 votos nas eleições legislativas (AR) e 2.069 para a assembleia provincial (AP). Enquanto isso, a Renamo angariou nas legislativas 610 votos e 473 na votação para a AP. A Frelimo e a Renamo são os únicos partidos que disputam os 91 lugares para membros da AP, em toda a província de Nampula. Esta situação repetiu-se na assembleia de voto que funcionou no Instituto Industrial e Comercial de Nampula (Escola 3 de Fevereiro), no centro da cidade. Com oito mesas de voto, mas que só foi possível colher os resultados parciais em seis, Guebuza recebeu 2.008 votos e a Frelimo, para a AR, 2.150 votos.

Aqui Dhlakama conseguiu apenas 306 votos, e a Renamo 457 para a AR. Daviz Simango superou Dhlakama ao somar 458 votos. Todos estes números não incluem os votos em branco e nulos. Nas seis mesas em análise foram inscritos 5.589 eleitores, dos quais 2.841 votaram. O mesmo cenário manteve-se no Pavilhão dos Desportos, centro da cidade, onde praticamente era difícil colher todos os resultados preliminares em virtude de a maior parte dos editais terem sido misturados no local onde foram colados.

Aqui, Guebuza e Frelimo, em pelo menos três mesas com 2.767 eleitores, dos quais 1.254 é que votaram, amealharam 877 e 940 (AR) votos respectivamente, enquanto que Dhlakama e Renamo (AR) conseguiam 154 e 243 votos, respectivamente. Daviz Simango voltou a superar tangencialmente Dhlakama ao receber confiança de 196 eleitores. Uma mesa visitada pela AIM na madrugada de quinta-feira na Escola Primaria dos Limoeiros, centro da cidade, também confirmava esta tendência favorável a Guebuza e a Frelimo.

Na mesa numero 0032, onde estão inscritos 946 votantes, dos quais 399 votaram, Guebuza ganhou com 289 votos, e a Frelimo 303, para a AR, e 309, para a AP. Dhlakama somou 34 votos contra 64 de Simango. A Renamo conseguiu ainda 67 e 68 votos para a AR e AP, respectivamente. Já na Unidade Comunal, do Bairro de Namicopo, arredores da cidade, a AIM conseguiu recolher, logo pela manha, resultados da mesa numero 0118, onde a edital das presidenciais indicava que Guebuza conseguiu 174 votos e Dhlakama 158, superando Simango que recebeu apenas 9 votos.

Com estes dados também se evidencia a ligeira popularidade de Dhlakama nas zonas periféricas da cidade de Nampula em relação a Simango, enquanto que este aparece com alguma popularidade, em relação a Dhlakama, no centro da cidade. Em toda a cidade de Nampula funcionaram 266 mesas de voto. Para as legislativas, em Nampula, também concorreram pequenos partidos políticos, que praticamente não conseguiram superar dez votos em cada urna.

Trata-se da Aliança Independente de Moçambique (ALIMO), Partido os Verdes de Moçambique (PVM), Partido da a Liberdade e Desenvolvimento (PLD), Partido da Solidariedade e Liberdade (PAZS), e o Partido para a Aliança Democrática de Antigos Combatentes para o Desenvolvimento (ADACD).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts