Um terremoto com magnitude preliminar 6,9 ??sacudiu o sul do Japão na quarta-feira (horário local), afirmou a emissora pública De televisão NHK, e balançou prédios na capital do país, Tóquio. Não houve relatos imediatos de feridos ou danos, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu o terremoto com sendo de magnitude 6,5. O terremoto foi registrado 400 quilômetros abaixo da superfície terrestre, com epicentro 580 quilómetros ao sul de Tóquio, de acordo com a NHK. Testemunhas disseram que o abalo sísmico foi sentido ao longo de grande parte da costa leste do Japão.
Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo. O país responde por cerca de 20 por cento dos terremotos do mundo com magnitude 6 ou superior.
Em 11 de março de 2011, a costa nordeste foi atingida por um terremoto de magnitude 9, o mais forte já registrado no Japão, e um enorme tsunami. Esses eventos desencadearam a pior crise nuclear do mundo desde Chernobyl, que ocorreu 25 anos antes.