Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Forte ciclone atravessa a Índia, meio milhão estão em abrigos

Um forte ciclone avançou sobre a costa leste da Índia neste sábado, matando pelo menos cinco pessoas e forçando cerca de meio milhão a irem para abrigos lotados enquanto a tempestade ameaça deixar uma trilha de devastação em áreas rurais e vilas de pescadores.

Espera-se que o ciclone Phailin permaneça como “um severa tempestade ciclônica”, com ventos de até 210 km/h, até a madrugada de domingo, antes de reduzir gradativamente sua força ao entrar nos territórios dos Estados de Odisha e Andhra Pradesh.

A chuva e o vento provocados pelo Phailin podem afetar 12 milhões de pessoas, disseram autoridades do serviço meteorológico. Algumas leituras mostraram que a tempestade perdeu alguma força antes de atingir a costa, mas continua sendo a mais forte registrada na Índia desde o tufão que matou 10 mil pessoas na mesma região há 14 anos.

A chuva forte varreu vilas de pescadores e o vento levantou árvores. Imagens de satélite mostram uma vasta tempestade em forma de espiral cobrindo a maior parte do Golfo de Bengala.

Uma previsão da Marinha dos EUA informou que as rajadas do Phailin poderiam atingir 296 km/h. Jagdesh Dasari, um líder local na vila de Mogadhalupadu, próxima ao local já atingido pela tempestade, disse que a polícia ordenou aos moradores que deixassem suas cabanas de barro e palha para se abrigar em uma escola ao anoitecer.

Refúgios similares se espalham pela costa empobrecida, onde os habitantes temem perder seus pertences.

“Muitas pessoas se recusaram a sair e tiveram que ser convencidas, e às vezes a polícia teve que removê-las a força para locais seguros”, disse o ministro de Assuntos Internos, Sushilkumar Shinde.

Nos primeiros relatos de mortes, quatro pessoas morreram ao cair de árvores, enquanto outra morreu quando as paredes de sua cabana de barro desabaram. Várias cidades ficaram sem energia elétrica, incluindo Bhubaneswar, capital de Odisham.

A elevação do nível do mar causada pelo ciclone pode causar a maior parte da destruição. O Phailin está previsto para elevar o nível do mar 3,5 metros a mais do que o máximo normal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts