O piloto alemão da Red Bull Sebastian Vettel venceu este domingo o Grande Prémio do Japão e aumentou ainda mais a emoção do campeonato de Fórmula 1 a cinco corridas do fim da temporada, depois que o líder, Fernando Alonso, despistou na primeira curva.
A vantagem do piloto espanhol da Ferrari sobre o atual campeão do mundo, que teve a segunda vitória consecutiva e a terceira da temporada, ficou reduzida de 29 pontos a quatro, o que supõe que Alonso pode perder a liderança na Coreia do Sul no próximo fim de semana.
“Hoje demos um passo importante, mais ainda há um longo caminho”, declarou o grande vencedor do dia, depois de receber o troféu no pódio e fazer seu habitual gesto levantando o dedo indicador. “Essas coisas acontecem e obviamente você espera que não aconteçam com você”, acrescentou ele ao comentar a saída de Alonso. “Ainda há muitas corridas e tudo pode acontecer. Não sabemos o que acontecerá na próxima corrida, é bom ter ganhado os pontos hoje.”
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ficou em segundo lugar, a 20,6 segundos do alemão, conseguindo seu primeiro pódio desde outubro de 2010, e o japonês da Sauber Kamui Kobayashi ficou em terceiro, para o delírio do público da casa.