O australiano Daniel Ricciardo celebrou a sua primeira vitória na Fórmula 1 neste domingo, num Grande Prémio do Canadá que colocou a Red Bull de volta no topo do pódio e deu à Mercedes a primeira derrota na temporada.
A tarde foi de muito drama no Circuito Gilles Villeneuve e a corrida acabou com o safety car depois que Felipe Massa, da Williams, bateu na Force India de Sergio Perez quando eles entravam na volta final numa disputa pela quarta posição.
Na frente deles, Ricciardo pôde receber bandeira quadriculada na frente do líder do campeonato, Nico Rosberg, da Mercedes. Campeão do último ano, Sebastian Vettel foi terceiro com a Red Bull.
“Ainda estou um pouco em choque”, comentou Ricciardo, do pódio, onde foi entrevistado pelo vencedor do GP do Canada de 1995, Jean Alesi. “É uma sensação incrível”.
Rosberg ainda ampliou sua liderança para 22 pontos depois que o seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, o seu rival mais próximo, abandonou com problemas nos freios traseiros.
Rosberg, que reportou um problema de potência na metade da corrida, conseguiu se segurar firme até ser ultrapassado por Ricciardo com duas voltas restantes.
“O menino tem estado brilhante durante o ano inteiro”, declarou o chefe da Red Bull, Christian Horner. “Foi uma pilotagem incrível. Um grande esforço da equipe. Superamos a eles (a Mercedes) na pista mais improvável. Estamos diminuindo a diferença”.
Jenson Button, da McLaren, vencedor no Canadá em 2011, beneficiou-se do caos na última volta para ficar com a quarta posição, seguido de Nico Hulkenberg, da Force India, e de Fernando Alonso, da Ferrari.