Uma tripulação de três homens decolou com sucesso, esta quinta-feira (7), em direcção ao espaço levando a tocha olímpica, que será carregada numa caminhada espacial anunciada como uma demonstração “espectacular” para a Olimpíada de Inverno de 2014 em Sochi, na Rússia.
O foguete Soyuz, decorado com pinturas de flocos de neve, decolou numa manhã de tempo aberto, mostrou uma câmera a bordo. A tripulação estava acomodada junto a um urso polar com um cachecol azul, mascote de Sochi.
O voo espacial é parte do que será o mais longo trajecto percorrido pela tocha antes da Olimpíada de Sochi, que o presidente Vladimir Putin espera melhorar a imagem da Rússia e mostrar do que o país é capaz, mais de duas décadas depois do fim da União Soviética.
Menos de seis horas depois do lançamento, o russo Mikhail Tyruin, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wakata vão chegar com a tocha à Estação Espacial Internacional. Os seus familiares e outros espectadores assistiram o foguete desaparecer no céu azul, deixando uma trilha de luz incandescente.
O controle da missão anunciou: “Soyuz MA-11M está em órbita”, seguido de aplausos. Por razões de segurança, a tocha não será acesa no espaço, o que pode ser um alívio para a Rússia, já que a chama apagou-se diversas vezes desde que começou o revezamento no mês passado.
O cosmonauta Tyurin vai entregar a tocha aos colegas russos Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, que a levarão a uma caminhanda espacial no sábado. A tocha olímpica já foi ao espaço outras duas vezes, em 1996 e 2000, mas nunca antes foi levada numa caminhada espacial.
