O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou nesta quarta-feira em 0,6%, para 2,5%, a previsão de crescimento mundial para 2010, e afirmou que a economia mundial “está começando a sair da recessão”.
“A economia mundial está começando a sair de uma recessão sem precedentes desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas a estabilização é desigual e a recuperação será provavelmente tímida”, escreveu o FMI, advertindo sobre o fato de que “a recessão ainda não acabou”. Para 2009, o Fundo prevê uma contração da atividade econômica mundial de 1,4%, ou seja, 0,1% a mais do que antecipara em abril.
O FMI ainda antecipou para 2009 uma queda mais importante que o previsto do volume do comércio mundial de bens e serviços, de 12,2% no total, mas também previu um aumento um pouco maior que o esperado em 2010, de 1,0%. Segundo a instituição, os países ricos “não deverão ter uma recuperação significativa da atividade antes do segundo semestre de 2010”.
Entretanto, elevou consideravelmente, em 1,2%, a previsão de crescimento para o Japão, a segunda maior economia mundial, que deverá atingir 1,7% em 2010.