O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que a Perturbação Tropical que estava no Canal de Moçambique “evoluiu nas ultimas horas para o estágio de Tempestade Tropical moderada Filipo, fazendo a aproximação a costa do nosso país pela Provincia de Inhamane entre os distritos de Govuro e Vilankulos”.
“Segundo as projecções actuais, o sistema continuará a evoluir e atingir o estágio de Tempestade Tropical Severa condicionando o estado do tempo com chuvas muito fortes, vento máximo de 90 Km/h e rajadas até 120 Km/h, na Província de Sofala(principalmente nos distritos de Machanga, Chibabava, Buzi); na Província de Inhambane(particularmente nos distritos de Homoine, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Panda e Cidades de Maxixe e Inhambane ); e na Província de Gaza(principalmente nos Massingir, Chókwe, Chonguene, Bilene, Limpopo, Mandlakazi, Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chigubo, Chibuto, Guijá, Chongoene e cidade de Xai-Xai)”.
Entretanto o INAM prevê, para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula, céu pouco nublado localmente muito nublado; Possibilidade de ocorrência de aguaceiros ou chuvas em regime moderado; Vento de nordeste a noroeste, com intensidade fraca.
Nas províncias de Tete, Zambézia e Manica está previsto céu pouco nublado a limpo em Tete e Manica, sendo muito nublado no resto da região; Chuvas em regime forte na Zambézia, Sofala e sul de Manica; Vento nordeste a noroeste, soprando por vezes com rajadas.
Eis as temperaturas previstas para esta terça-feira(12), 687º dia em Emergência de Saúde Pública:
Uma resposta
Precisar-vos uma previsão de maior segurança pública a partir desta alerta do INAM. A manter a segurança das nossas casas e reduzir a circulação de veículos em velocidade e circulação de pessoas devido água e raios.