Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Filho de importante membro da Frelimo detido por tráfico de cornos de rinocerontes

Filho de importante membro da Frelimo detido por tráfico de cornos de rinocerontes

Lucílio Matsinhe, filho do veterano na Luta Armada e membro do partido Frelimo Mariano Matsinhe, foi detido na passada segunda-feira (30) na Cidade de Maputo por tráfico de cornos de rinocerontes e segundo a PRM “é reincidente não só nesta prática de crimes, mas também na falsificação de pedras preciosas”.

“Depois de um trabalho de investigação, chegamos à conclusão de que este individuo transportava consigo espécies ou derivados de espécies proibidas por Lei, referimo-nos dois cornos de rinoceronte. Este trabalho culminou com a sua detenção e recolha destes materiais quando dirigia-se a uma instância hoteleira aqui da Cidade de Maputo” revelou a jornalistas o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na capital de Moçambique, Leonel Muchine.

Lucílio Matsinhe que é conhecido nos meandros do crime pela alcunha de Tchenguela, de acordo com a PRM, “é reincidente não só nesta prática de crimes, mas também na falsificação de pedras preciosas. E agora foi encontrado a transportar cornos de rinocerontes”.

O rinoceronte é uma espécie extinta em Moçambique e a sua caça ilegal acontece na África do Sul ou no parque transfronteiriço que o nosso país partilha com o país vizinho. Entre 2010 e 2016 foram traficados por Moçambique 797,78 quilos de cornos de rinocerontes, com valor de mercado a rondar os 80 milhões de dólares norte-americanos, segundo a Agência de Investigação Ambiental.

Investigações do @Verdade revelaram no passado que as autoridades conhecem os barões da caça furtiva e tráfico de cornos de rinocerontes e do marfim mas as suas conexões com o partido Frelimo ajudam-nos a manterem-se impunes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts