A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira estar “vigilante” à evolução da gripe suína um mês e meio antes da Taça das Confederações, que será realizada na África do Sul.
“Nós supervisionamos a situação e esperamos que a situação esteja sob controle antes da chegada das sete seleções à África do Sul para a Taça das Confederações”, declarou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, aos jornalistas estrangeiros em Johannesburgo.
A Taça das Confederações, disputadas pelas equipes nacionais vencedoras dos campeonatos de seus respectivos continentes, a campeã mundial e a do país anfitrião, é um ensaio geral do Campeonato do Mundo de 2010.
Nesta edição participarão Brasil, Estados Unidos, Espanha, Itália (campeã mundial de 2006), África do Sul, Iraque, Nova Zelândia e Egito. “Somente a suspenderemos se realmente for necessário. Se não houver riscos e tivermos todas as garantias necessárias, a competição se realizada”, precisou acrescentando que Fifa anulou o torneio da CONCACAF no México “porque era de alto risco”.
Cada um dos participantes está livre para proibir sua ida à Taça das Confederações, que será realizada entre 14 e 28 de junho, assinalou o secretário-geral. Ainda esta semana, a Fifa se reunirá em Zurique para tratar da gripe suína.