Fotografias de Fidel Castro, de 88 anos, foram publicadas pela mídia estatal cubana na segunda-feira pela primeira vez desde Agosto, mostrando o ex-líder sentado e levemente curvado, mas parecendo estar animado ao conversar com um líder estudantil.
Especulações sobre a saúde de Fidel intensificaram-se desde o anúncio histórico feito em 17 de Dezembro pelo seu irmão mais novo e actual presidente de Cuba, Raúl Castro, e pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a restauração de laços diplomáticos dos adversários de longa data.
Fidel, que escreve periodicamente uma coluna, ficou em silêncio após o anúncio até finalmente fazer os primeiros comentários há uma semana, quando demonstrou certo apoio ao acordo fechado por seu irmão com Obama.
As fotos de Fidel com o líder estudantil Randy Perdomo foram tiradas em 23 de Janeiro, de acordo com Perdomo, e foram exibidas no site do Granma, jornal do Partido Comunista, na noite de segunda-feira.
Na semana passada, o teólogo brasileiro Frei Betto teve um encontro com Fidel e disse que o líder estava com boa saúde, magro mas muito lúcido.