Um corte na fibra óptica da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) registado esta ultima sexta-feira no troço entre as províncias de Gaza e Inhambane, ambas no sul de Moçambique, esta a provocar restrições nas comunicações da rede fixa e móvel.
Ao anunciar este facto no domingo, em Maputo, a TDM revelou que equipas técnicas já se encontram no terreno para avaliar a ocorrência e encontrar formas de repor o normal funcionamento do sistema que esta afectar os serviços de voz, dados e Internet, principalmente nas zonas Centro e Norte do país.
A empresa garante que os serviços mínimos já estão a ser garantidos por rotas alternativas. A fibra óptica registou uma outra avaria em Julho último na zona de Xai -Xai, província de Gaza, causando restrições nos serviços de comunicações entre as regiões Sul, Centro e Norte do país. Esta é a terceira vez que, num curto espaço de tempo, os serviços de comunicação ficam afectados devido a avaria da fibra óptica.
Em Abril passado, a TDM registou um corte grave na sua fibra óptica numa zona localizada entre o município de Vilankulo, na província sulista de Inhambane, e o da Beira, Centro do país. Esta avaria também afectou os serviços de transmissão de voz, Internet, entre outros. Na altura, os munícipes da Beira ficaram privados de ver televisão, escutar rádio, comunicar-se através de telefone e até de efectuar algum tipo de transacções bancárias.