O Clube Ferroviário de Maputo e o Futebol Clube do Porto rubricaram nesta Sexta-feira, no Estádio do Dragão, em Portugal, um protocolo de cooperação para a formação de jovens jogadores em Moçambique. O protocolo prevê a abertura de escola de futebol “Dragon Force” em Moçambique, precisamente no campo do Ferroviário da Baixa para a formação de jovens jogadores moçambicanos.
Rubricaram o protocolo Antero Henrique, em representação do Futebol Clube do Porto e Aníbal Aleluia, Vice-presidente do Clube Ferroviário de Maputo, numa cerimónia que contou com a presença da Primeira-dama, Maria da Luz Guebuza que se encontra de vista a Portugal.
“Esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos mas também no plano social”, disse Antero Henrique.
Segundo Henrique, aquela agremiação desportiva portuguesa pretende transportar os valores azuis e brancos para a nova escola em Maputo, precisamente, para os escalões de formação do Ferroviário de Maputo. Esta iniciativa poderá ser alargada para outras províncias de Moçambique.
O projecto, que também visa contribuir para vincar a forma mais expressiva da marca Dragão no continente africano, prevê ainda a reabilitação das infra-estruturas do Clube Ferroviário de Maputo.
Na ocasião, Aníbal Aleluia explicou que ao abarcar a área de infra-estruturas pretende-se garantir a formação de atletas completos, associando a formação desportiva, acompanhamento escolar e social. “Foi neste âmbito que o Clube Ferroviário de Maputo desenvolveu projectos como a “Locomotiva da Esperança” tendo como objectivo a captação de talentos”, disse Aníbal Aleluia.
Esta parceria, segundo Aleluia, surge da necessidade de melhorar a todos os níveis a qualidade do trabalho desenvolvido na formação, reconhecendo as mais-valias que a oportunidade de se associar a um parceiro com a dimensão dos bicampeões de Portugal.
A parceria com o Futebol Clube do Porto deve-se a sua história e dimensão centenária, liderança no futebol português, bem como a similaridade dos ideais dos projectos de formação. Criado em 1924, o Clube Ferroviário de Maputo, a equipe sénior de futebol já conquistou nove campeonatos nacionais, em 35 edições e cinco Taças de Moçambique, em 33 edições. Entre outros marcos importantes da sua história destaca-se a chegada as meias-finais da Taça CAF em 1992.