A equipa feminina do Ferroviário de Maputo alcançou a primeira vitória na prova ao derrotar o Inter Clube de Luanda por 57 a 56, em partida da quarta jornada do apuramento para a Taça dos Clubes Campeões Africanos a nível da Zona VI. Em masculinos as equipas moçambicanas voltaram a desiludir, o Ferroviário de Maputo foi derrotado pelo 1º de Agosto pela marca 79 a 54, enquanto o outro Ferroviário, o da Beira, perdeu diante do Recreativo de Libolo por 76 a 63.
Depois das derrotas na primeira volta, a formação liderada por Leonel Manhique, entrou melhor no jogo desta quinta-feira(13) exercendo uma forte pressão em baixo da tabela, o que decerto condicionou a forma de jogar do conjunto angolano que para fugir da teia defensiva das locomotivas optava pelo jogo exterior. No primeiro período, as campeãs nacionais marcaram 18 pontos, mais oito que o seu rival.
Ao contrário do que Aconteceu no primeiro período, o conjunto moçambicano baixou de rendimento e o Inter Clube de Luanda aproveitou para dar volta ao marcador. Nesta etapa, as vice-campeãs angolanas marcaram 20 pontos contra sete das locomotivas e saíram para o intervalo a vencer por 30 a 25.
Anabela Cossa comanda a reviravolta locomotiva
Na etapa complementar, ou seja, no terceiro período, a equipa de Leonel Manhique entrou transfigurada com claras intenções de passar para a frente do marcador, porém a equipa de Manuel de Sousa não facilitava. Neste período, as duas equipas marcaram 16 pontos. Os dois conjuntos entraram no quarto e derradeiro período separados por cinco pontos.
Obrigadas a vencer para continuar a alimentar as aspirações de se apurar para a fase seguinte, as meninas de Leonel Manhique tudo fizeram para sair do pavilhão do Maxaquene com os dois pontos. Anabela Cossa com três lançamentos certeiros na linha dos 6 e 25 foi fundamentar para que o Ferroviário passasse para a frente do marcador.
Nesta etapa as locomotivas marcaram 16 pontos contra 10 do Inter Clube e terminaram o jogo com uma vantagem tangencial de 57 a 56.
Volvidas quatro jornadas, o Inter Clube continua na liderança com um total cinco pontos, mas um que o segundo classificado, o Ferroviário de Maputo, enquanto o 1º de Agosto segue na terceira e ultima posição com três pontos.
Masculinos voltam a desiludir
Já no que aos masculinos diz respeito, os dois representantes de Moçambique foram derrotados pelas equipas angolanas. O Ferroviário da Beira, depois de ter derrotado o seu homónimo de Maputo na ronda anterior, averbou uma derrota diante do Recreativo de Libolo pela marca de 76 a 63.
Quem disse adeus a próxima fase da Taça dos Clubes Campeões Africanos foi o Ferroviário de Maputo que soma em derrotas as quatro partidas realizadas até ao presente. Nesta ronda, a 4ª, o conjunto liderado pela dupla Horácio Martins e Gerson Novela perdeu diante do 1º de Agosto pelos esclarecedores 79 a 54. Custódio Muchate, nos 26 minutos que esteve em campo, com 11 pontos foi a melhor unidade dos vice-campeões nacionais, menos um que o angolano, Edson Ndoniema que foi o melhor cestinha.
Concluída a quarta jornada, o Recreativo de Libolo lidera o certame com oito pontos, mais um que o segundo classificado. O 1º de Agosto. O Ferroviário da Beira segue na terceira posição com cinco pontos, enquanto o Ferroviário de Maputo, com quatro pontos, ocupa o quarto e último lugar.
Resultados da 4ª jornada
Masculinos
Ferroviário da Beira 63 – 76 Recreativo de Libolo
1º de Agosto 79 – 54 Ferroviário de Maputo
Femininos
Ferroviário de Maputo 57 – 56 Inter Clube de Luanda
5ª jornada
Recreativo de Libolo X Ferroviário de Maputo
Ferroviário da Beira X 1º de Agosto
Femininos
1º de Agosto X Ferroviário de Maputo