Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fernando Carrelo promete apoio a Frelimo

O antigo quadro sénior da Renamo residente em Sofala, Fernando Carrelo, declarou em contacto com o jornal – O Autarca – o seu apoio a campanha da Frelimo e do seu candidato nas próximas eleições autárquicas, em 2013, na Cidade da Beira. Esta trata-se da sua primeira declaração pública que se refere ao seu actual posicionamento político depois de romper casamento com a Renamo nos princípios de Fevereiro deste ano.

Assumindo reforma parcial da sua participação em actividades políticas,Fernando Carrelo declarou a sua disponibilidade em tornar-se activo caso a Frelimo aposte em Felício Zacarias como seu candidato nas próximas autárquicas na Beira.

Na sua opinião, Felício Zacarias deve ser encarado como aposta acertada da Frelimo caso o partido pretenda de facto reconquistar o Município ora nas mãos de Daviz Simango, reeleito para a presidência da autarquia nas eleições passadas em que concorreu como independente. Felício Zacarias já foi Governador Provincial em Manica e Sofala, nesta última onde conseguiu tornar-se mais popular e granjear bastante simpatia e aceitação pública, particularmente por parte de homens, mulheres, jovens e crianças na altura, na Cidade da Beira. E não só.

A comunidade internacional também passou a aprecia-lo. O seu estilo humorístico, os seus discursos muitas vezes anedóticos e as suas posições frontais e intervenções directas sempre em benefício dos interesses públicos marcaram a sua passagem por Sofala. Quando saiu da Beira em 2004 para Maputo após receber nomeação para o cargo de Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício teria deixado muitas saudades por parte dos autarcas beireneses.

Todavia, embora sendo natural de Manica, o próprio tem revelado maior proximidade em relação a Cidade da Beira, onde inclusivamente voltou a casar depois de viver muitos anos sem esposa. Há quem diga que actualmente ele encontra-se a residir na Cidade da Beira com a nova noiva. Quando faltam apenas cerca de dois anos para as próximas eleições autárquicas, a Frelimo na Beira ainda nãoapontou nem deixa claro quem será o seu candidato a altura de desafiar a tamanha popularidade conquistada por Daviz Simango, agora suportado pelo seu próprio partido, o Movimento Democrático de Moçambique.

Já nas passadas quando começava haver certeza do poderio popular de Daviz Simango, o nome de Felício Zacarias chegou a ser apontado a certos níveis como sendo a única figura a altura neste momento de destronar actual autarca da Beira.

Os decisórios do partido terão feito ouvido de mercador arriscando-se a péssima candidatura de Lourenço Ferreira Bulha, na altura ainda Primeiro Secretario do Comité Provincial do Partido Frelimo em Sofala. Péssima que após sua humilhante derrota a Comissão Politica do Partido se reuniu de imediato em Maputo e decidiu suspender o seu mandato a frente da “Casa Grande no Matacuane”, tendo igualmente sido sacrificados todos restantes membros da sua equipa. Se Felício Zacarias arriscaria a sua imagem aceitando candidatar-se pela Frelimo no Município da Beira, Fernando Carrelo afirmou que seria uma questão de cumprir orientação do partido o que não depende de vontade propriamente pessoal.

“Há momentos em que devemos colocar de parte os interesses psssoais em defesa dos interesses colectivos, do grupo a que pertencemos” – assinalou o antigo quadro sénior da Renamo agora de volta a Frelimo. Carrelo que sempre contou com o apoio dos membros do regulado Luís, um dos mais influentes na Cidade da Beira, com quem afirma possuir laços de familiaridade, abandonou a Renamo nos princípios de Fevereiro deste ano, partido do qual era membro a mais de trinta anos (desde do período em que predominava a clandestinidade) e do Conselho Nacional desta mesma formação politica desde 1997. Já nessa altura havia referido que o seu futuro político estava dependente de concertações de ideias com algumas pessoas.

Na semana passada foi visto em Tica, Nhamatanda, num comício popular orientado pelo Presidente da República e da Frelimo, com quem a seguir privou na residência oficial do Chefe do Posto Administrativo. O seu filho mais velho, Carlitos Carrelo, que também havia militado a Renamo já e membro da Frelimo. A sua mulher que também já fora membro sénior da Liga Feminina da Renamo e a única da família que ainda não realinhou com a Frelimo, tendo preferido saltar da “perdiz” para o “galo”, este ultimo símbolo do MDM onde ocupa posição de destaque.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts